25 de setembro de 2017

EM MEMÓRIA DA #CASA DA ÁRVORE... PORQUE CINZAS SÃO ÓTIMO ADUBO.

MUTIRÃO DE DOAÇÃO DE MUDAS DO BOI ROSADO AMBIENTAL LEVA CENTENAS DE PESSOAS AO PARQUE MUNICIPAL NESTE DOMINGO

Mudas de diferentes espécies doadas neste domingo.
Celebrando o Dia Nacional da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, participei neste domingo (24) de mais uma ação de doação de mudas no Parque Municipal, em Belo Horizonte.
Esta é uma ação promovida pelo parceiro Boi Rosado Ambiental, que tradicionalmente promove 4 ações anuais no local. Nesta doação, 500 exemplares de diferentes espécies frutíferas e outras espécies nativas brasileiras foram distribuídas a um público que ultrapassou o número de mudas e que se organizou em uma longa fila, formada antes mesmo das 10 horas, horário marcado para o início da atividade.

A população se organizou em uma longa fila para receber a doação das 500 mudas levadas para o parque.

O grupo formado pelos voluntários presentes, coordenados pelo idealizador e fundador do projeto, Severino Aiabá se revesou nas atividades de receptivo, orientação sobre as características das espécies e cuidados no replantio e podas, além de atender e orientar as pessoas que desejam se unir voluntariamente ao Boi Rosado Ambiental.

Ao lado do coordenador do projeto e outros voluntários pude participar de mais uma linda doação de mudas.
O projeto é mantido de forma colaborativa, com a persistência e conhecimentos de seu fundador, ações entre amigos e doações dos voluntários que se alternam nos mutirões mensais de plantio que acontecem no viveiro próprio do projeto e auxiliam na compra de insumos necessários à produção.

Coordenadores e voluntários prestaram assistência ao público com orientações diversas.

#casadaárvore
Foto: Sandra Melo


Enquanto pela manhã eu celebrava com alegria o replantio de centenas de mudas, não poderia imaginar que, em poucas horas, um sonho plantado sob e sobre uma frondosa árvore localizada na avenida Barão Homem de Melo, na região Oeste da capital, seria totalmente destruído.
A "Casa da Árvore", como ficou conhecida uma instalação de dois andares e quatro cômodos construída com resíduos coletados por moradores de rua, era uma luta resistente pela cultura. Ela abrigava, sob a generosidade da copa de uma mangueira, um espaço cultural dos mais originais. Ali foi instalada uma biblioteca com cerca de 1000 livros recolhidos no lixo por seus idealizadores ou doados por simpatizantes do espaço. 

A biblioteca Casa da Árvore servia indistintamente e de forma gratuita a quem por ali passasse e desejasse colher uma folha de leitura e saciar seu desejo pelos frutos do saber. 
Tristeza: Gleici, responsável pela biblioteca da Casa da Árvore, após o incêndio
Foto: Reginaldo Silva
No entanto, no início da noite deste domingo (24) , a Casa da Árvore foi destruída por um grande incêndio que a consumiu por inteiro. 

Ontem também havia sido um dia feliz na Casa da Árvore.  Ao longo do dia, com música e lanche, moradores do bairro ocuparam o espaço, como parte de um  movimento para que a Casa da Árvore recebesse autorização para permanência no local, já que nem todos apoiavam ou simpatizavam com a iniciativa de Klinder Rodrigues e seus companheiros.  No último dia 13, a prefeitura da capital tinha entregue uma notificação determinando o despejo imediato daqueles que ousaram sonhar com cultura e respeito à sombra de uma mangueira.
O incêndio foi implacável. Até as folhas da mangueira foram queimadas junto com todo o acervo da biblioteca. Restou apenas a placa com o dizer #casa da árvore.

Eu compartilho desta tristeza que se abate sobre todos que apoiavam este projeto e desejo que , como as árvores, o ideal representado pela Casa da Árvore tenha criado raízes profundas. E que todos saibam (principalmente aqueles que eram contrários): cinzas são ótimo adubo. 


Para saber mais sobre a história da Casa da Árvore:

 

Para conhecer mais sobre o Boi Rosado Ambiental e para se voluntariar acesse: https://boirosadoambiental.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Douglas é um exemplo de que a oportunidade recupera o individuo. E se tiver respeito e incentivo o vício é controlado. Uma pena o incendio, pois creio que ele com essa casa, poderia ajudar outros que estão sem ter encontrado o rumo certo.
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...