9 de janeiro de 2014

2014 "Ano Internacional da Agricultura Familiar ".




A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2014 como "Ano Internacional da Agricultura Familiar ".
A declaração inédita para o setor é resultado do reconhecimento do papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta.
A declaração visa também aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhoria dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

O QUE É AGRICULTURA FAMILIAR?
A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. A agricultura familiar consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar, tanto de mulheres quanto de homens. 
Tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos.
Em nível nacional, existe uma série de fatores que são fundamentais para o bom desenvolvimento da agricultura familiar, tais como: condições agroecológicas e as características territoriais; ambiente político; acesso aos mercados; o acesso à terra e aos recursos naturais; acesso à tecnologia e serviços de extensão; o acesso ao financiamento; condições demográficas, econômicas e socioculturais; disponibilidade de educação especializada; entre outros.
A agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural.



*A agricultura familiar possui papel decisivo na produção sustentável de 80% dos alimentos do mundo e na conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

*A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial. 

*A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.

*A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades.

Façamos, portanto, a nossa parte, buscando apoiar as atividades agrícolas de base familiar, valorizando  a produção sustentável.



FONTE: http://www.fao.org/family-farming-2014/home/pt/

2 comentários:

  1. Um post muito interessante e útil...uma excelente forma de começar 2014...Bom ano|
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!
    Feliz 2014 para você, embora atrasada. Bjks. Iaia Arteira

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...